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Entre R$5.000,00 e R$20.000,00 a depender do caso concreto mas é importante realizar uma busca atualizada da jurisprudência do estado para confirmar o entendimento adotado antes de realizar o pedido.
Quando se tratarem de voos internacionais, o prazo para o ajuizamento da ação é de 2 anos. Já para voos nacionais, o prazo é de 5 anos, ambos contados a partir da data do acontecimento.
Guarde todos os comprovantes do seu voo: cartões de embarque, e-mails de confirmação da passagem, comprovantes de despesas e, se possível, peça uma declaração do ocorrido para a companhia aérea. Quanto mais documentos você tiver, maiores as chances de conseguir sua indenização. Também vale tirar fotos do painel do aeroporto e do cartão de embarque para reforçar seu caso.
A companhia Aérea deve compensar o passageiro imediatamente através de transferência bancária, vouchers ou pagando a ele em espécie.
Além da compensação financeira imediata, o passageiro, também terá alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro.
Por fim, é dever da companhia aérea prestar a assistência material nos seguintes moldes:
A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).
A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.
Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.
O passageiro que sofrer um overbooking e chegar ao seu destino com 4 horas ou mais de atraso tem direito a uma indenização por anos morais.
Além disso, o recebimento de algum auxílio material, como transporte ou alimentação, não implica na perda dos direitos do passageiro de buscar uma indenização, visto que o fornecimento de auxílio material é obrigação da companhia aérea.
O passageiro ainda pode ser indenizado por diversos outros danos que sejam consequência do overbooking, como: gastos extras, perda de compromisso pessoal ou profissional, perda de reserva de hotéis, dentre vários outros infortúnios, inclusive o próprio estresse causado.
Resta alguma dúvida? Confira algumas perguntas frequentes:
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